Alienação Parental: Richard Gardner Traduzido 2 – “FATOS BÁSICOS SOBRE A SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL”

DEFINIÇÃO DA SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL Em associação com esse crescente litígio de custódia de crianças, testemunhamos um aumento dramático na frequência de um distúrbio raramente visto anteriormente, um distúrbio que chamo de síndrome de alienação parental (SAP). Nesse transtorno vemos não apenas a programação (“lavagem cerebral”) da criança por um dos pais para denegrir … Ler mais…

Alienação Parental: Richard Gardner Traduzido – “Desinformações versus fatos sobre as contribuições de Richard A. Gardner, médico – revisão de maio de 2002”

Toda verdade passa por três estágios: Primeiro, é ridicularizada. Em segundo lugar, é rejeitada com violência. Em terceiro lugar, é aceita como auto-evidente. Arthur Schopenhauer(1788-1860) Richard Alan Gardner – Médico Psiquiatra (EUA) Este documento foi preparado para fornecer correções para certas deturpações e percepções errôneas de algumas de minhas contribuições. Houve infelizes interpretações erradas de … Ler mais…

Alterações realizadas na Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/2010)

A Lei da Alienação Parental foi modificada pela Lei nº 14.340, de 18 de maio de 2022, passando a ter a seguinte redação: LEI Nº 12.318, DE 26 DE AGOSTO DE 2010. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:  Art. 1o  Esta Lei dispõe sobre a alienação parental.  Art. 2o  … Ler mais…

Mãe condenada a pagar indenização por alienação parental

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1.791.849 – SP (2020/0306001-0) DECISÃO Cuida-se de agravo apresentado por D M S P contra a decisão que não admitiu seu recurso especial. O apelo nobre, fundamentado no artigo 105, inciso III, alínea “a” da CF/88, visa reformar acórdão proferido pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, assim … Ler mais…

TJRS reconhece “união estável paralela ao casamento” em duas decisões (novembro de 2020)

Primeiro julgamento: processo nº 70082663261 Reconhecida união estável paralela ao casamento O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) atendeu parcialmente a pedido em recurso e reconheceu união estável concomitante ao casamento. A decisão da 8ª Câmara Cível também admite a partilha dos bens eventualmente adquiridos durante a relação extraconjugal, o que deverá … Ler mais…