Documentos para as crianças

Certidão de nascimento, RG, CPF, passaporte… Saiba quais documentos seu filho precisa ter e como tirá-los Por Bruna Menegueço e Jéssica Zava – atualizada em 27/06/2013 19h25 Troca de fraldas, amamentação, banho, cólicas… A rotina em casa com um bebê é tão corrida que tirar os documentos do seu filho nem vai passar pela sua … Ler mais…

STJ decide que exoneração de alimentos tem eficácia retroativa

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça revogou um decreto de prisão civil expedido com base em obrigação de alimentos, por considerá-la duvidosa, pois após a expedição do mandado prisional foi julgada procedente ação de exoneração de alimentos. A ordem de prisão foi emitida em razão de execução de parcelas de pensão alimentícia relativas … Ler mais…

União estável com homem casado

A 4ª Câmara de Direito Civil do TJSC manteve sentença da comarca de Itajaí que reconheceu a união estável havida entre uma mulher e um homem casado, já falecido, no período compreendido entre 1992 e 2005. O julgado concedeu à concubina o direito de ver partilhados os bens e direitos adquiridos durante a união estável. … Ler mais…

STJ, Informativo nº 519 (28 de maio de 2013) – Direito de Família

A competência para processar e julgar ação destinada ao reconhecimento de união estável homoafetiva é da vara de família. A legislação atinente às relações estáveis heteroafetivas deve ser aplicada, por analogia, às relações estáveis homoafetivas, porquanto o STF, no julgamento da ADI 4.277-DF (DJe 5/5/2011), promoveu a plena equiparação das uniões estáveis homoafetivas às uniões … Ler mais…